segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A Caverna está fechada...



Olá, amigos da Caverna. É com grande tristeza no coração, que despeço-me de vocês. 

Incrível, mesmo sem postar nada por algumas semanas, vi agora que tem muita, mas muita gente mesmo, visitando o blog todos os dias, provavelmente na esperança de que tenha uma nova aventura do Fantasma em português. Mas, infelizmente não haverá mais. Quer dizer, pode até ser que tenha alguma nova, mas se tiver, vai sair só no blog Fantasma Brasil mesmo. Não mais aqui na Caverna da Caveira.

Claro que não posso jamais querer ter merecido todo o crédito só para mim. Primeiramente, preciso agradecer (e muito) ao Sabino, que me inspirou a dedicar um tempo livre a esse passatempo tão precioso, que é curtir as aventuras do Fantasma. Além dele, em menor escala, mas também muito importante, contei com amigos como ZeAlfie27, Glaudio, e muitos amigos de outros países, como da Espanha (Temístocles, Gromaches e José Ruiz Del Amor), Hungria (Kit e equipe Haloszak), Alemanha, Índia, Austrália e Noruega.

Nesses poucos meses em que a caverna esteve aberta, tivemos muita coisa boa por aqui. Vamos ver se eu consigo contabilizar tudo...


Série das tiras diárias
Acompanhamos belíssimas histórias oriundas das tiras diárias americanas, com um destaque muito especial para a saga em 5 partes "A Morte de Diana". Foi uma fase muito apreciada, que vale a pena ler e reler. Além dessa, tivemos duas histórias que saíram aqui na caverna, no formato original, ou seja, apresentando uma tirinha por dia. Foram as histórias "A Leoa Fantasma" e "O Comandante Desconhecido", que eram histórias mais recentes, desenhadas pelo competente Paul Ryan.

Série das tiras semanais
Entre as histórias semanais, trouxemos um sensacional crossover entre o mágico Mandrake e o Fantasma. Na aventura "Bon Voyage", ilustrada pelo excelente desenhista Terry Beatty, os heróis, acompanhados de suas respectivas esposas, embarcam em uma viagem de cruzeiro marítimo, que, como era de se esperar, acaba exigindo a atuação dos heróis para a resolução de um problema envolvendo lindas mulheres sequestradoras. E muitas outras histórias também foram apresentadas, tanto clássicas como atuais. Tivemos muitas de Sy Barry, uma desenhada por Graham Nolan. Enfim, foi diversão até dizer chega, rsss.

Histórias da Frew (em preto e branco)
Nessa seção, impossível destacar alguma história. Foram muitas, e todas empolgantes, cheias de ação, eletrizantes mesmo. A começar pela saga "Ano 1 do 21º Fantasma", que é um "xodó" do meu amigo Sabino, que sente-se orgulhoso de tê-la trazido para os fãs do Brasil. Aliás, eu também. Muitas outras histórias lindas apareceram por aqui, como "O Martelo de Thor" e  "Samaris", uma aventura de Lee Falk, redesenhada pela competentíssima dupla Felmang & Ferri. Muitas outras obras lindas, de excelentes desenhistas como Carlos Cruz, Jaime Valvé, e muitos outros.

Histórias da Escandinávia (em cores)
As histórias da Frew (publicadas na Austrália) são originalmente publicadas na Suécia. De lá, obtivemos algumas lindas edições, bem como da Noruega, onde elas são publicadas em cores. Artistas excepcionais nos brindaram com belas histórias como George Bess, Kari Leppanen, entre outros. Algumas das edições foram obtidas a partir de scans publicados na Índia, que é um outro país onde há muitos fãs do Fantasma.

Editora Wolf (Inglaterra)
Outra série completa, que graças ao empenho do Sabino, conseguimos trazer para vocês, foram essas oito edições que saíram na Inglaterra, na década de 1990. Aqui, eu gostaria de destacar a maravilhosa história "Inverno com Lobos", escrita por Steve Arnes, que contou com com os belíssimos desenhos de Cesar Spadari. Trata-se de uma aventura emocionante, sobre o amor que os animais podem sentir por seus filhotes, e pelo ser humano, quando o homem os trata bem.

Séries da Marvel


Outro orgulho da equipe Sabino/Kall. Trouxemos duas séries baseadas em desenhos animados de sucesso dos anos 1980 e 1990, que foram as séries "Defensores da Terra" e "Fantasma 2040". Contando com artistas de alto calibre, como Alex Saviuk e Steve Ditko, entre outros, os fãs brasileiros finalmente puderam ver pela primeira vez esses gibis em português, graças a nossa tradução e diagramação.

Editora Bastei (Alemanha)
Lindas histórias, totalmente desconhecidas no resto do mundo, pois elas só saíram na Alemanha Ocidental. Os desenhistas não são creditados, mas tivemos o prazer de conhecer essa curiosa versão do Fantasma. É de se surpreender, não é mesmo, com a abrangência dos fãs do Espírito que Anda, por todo o mundo?

Editora Charlton (Estados Unidos)
Essa excelente passagem do Fantasma pela editora Charlton contou com um dos melhores desenhistas do mundo. Sim, o talentosíssimo Jim Aparo já ilustrou aventuras do nosso herói, e os fãs brasileiros não podiam ficar sem conhecer essas obras de arte. Por isso, algumas edições saíram aqui na Caverna. É capaz que outras mais ainda saiam, no blog dos Centurions. Quem sabe...

Editora Moonstone (Estados Unidos)
No começo dos anos 2000, o herói das selvas de Bangalla teve aventuras produzidas pela Moonstone. Embora não sejam do agrado de muitos fãs, por terem desenhos não muito inspirados, as histórias tem o enredo muito caprichado, sendo que diversas delas foram baseadas em histórias clássicas, ampliando em muito o espírito do personagem. Também pudera, os escritores puderam contar com consultores especialistas no personagem, para dar o apoio na construção das tramas. Tivemos 10 histórias dessa série, fora um monte de especiais, como os crossovers com o Capitão Ação ou com o Mandrake, além de anuais e o especial de Natal.

Colorização

Cores de Kall

E como se não bastasse o trabalho de tradução e de diagramação, resolvi me aventurar nas cores. Claro que não ficou uma obra-prima, pois foi feita por um amador, mas resolvi criar as cores de duas histórias que eu gostei muito. Uma delas é uma de um dos personagens que eu mais gosto, que é o Capeto, em uma bela aventura chamada "Capeto O Lobo Imortal", escrita e desenhada por Hans Lindall. E a outra é a história "Terror na Ópera", que foi a última história escrita por Lee Falk. Ele morreu durante a escrita dessa aventura, e a parte final foi escrita por Elizabeth Falk, sua mulher. Essa história teve os desenhos produzidos pela dupla George Olessen e Keith Williams. Foi divertido fazer as cores para essas histórias, tanto que estou fazendo também para mais uma, que é o crossover do Fantasma com o Mandrake, que está saindo aos domingos no blog Fantasma Brasil.

O Fim da Caverna?
Sim, a caverna está fechada, mas acompanhe o blog Fantasma Brasil, pois pode ser que a gente apareça com alguma outra aventura por lá.

No mais, agradeço é claro, a todos os fãs do Fantasma, que acompanharam esse humilde blog. Não desanimem, continuem apoiando o personagem, quem sabe algum dia não tenhamos novas histórias deles saindo onde elas deveriam estar saindo: nas bancas de gibis. É claro, sonhar não custa nada.

E lembrem-se do velho ditado da selva: "O Fantasma tem mil olhos e mil ouvidos". Nós somos esses olhos e ouvidos. Vamos apoiá-lo, quando ele precisar de nossa ajuda. Seremos a corrente do bem, a Patrulha da Selva.

Um forte abraço a todos vocês.



Kall

9 comentários:

  1. É com tristeza que assisto ao seu encerro do blog. Certamente terá motivos que o levam a isso. Resta-me agradecer-lhe pelas coisas muito boas, que fez nestes meses e, esperar que, como promete, realize mais algumas que aparecerão no F.B. Um grande abraço e muita saúde.
    javal

    ResponderExcluir
  2. Olá Kall,
    É com profunda tristeza que recebo esta notícia.
    Mas de qualquer modo com certeza você deve ter boas razões para ter tomado essa decisão, e eu a respeito.
    Só me resta agradecer por tantas coisas boas que você nos proporcionou, em tudo que o blog ofereceu, que foi feito com muito amor, competência e capacidade, e devo dizer que você é "UM GRANDE EXEMPLO PARA TODOS NÓS!"
    Grande abraço, meu amigo, e estarei sempre a sua disposição.
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. É com muita tristeza que li seu post de despedida. Praticamente entrava todo dia na Caverna em busca de nova aventuras do herói. Lhe desejo tudo de bom e que tenha sempre sucesso. Muito obrigado pelas histórias que nos ofereceu. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sentimento de luto por este ciclo que se fecha, embora entenda que deve ter motivos fortes. Te envio todo meu apreço, meu abraço, meus agradecimentos e meu desejo de muito sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Siento mucho esta noticia. Ha sido un placer colaborar conigo. Un abrazo.

    ResponderExcluir
  6. É realmente uma pena. Mas o importante é que esta não será a última vez que alguém vai erguer o estandarte pro Espírito-que-anda.Não um adeus e sim até uma próxima.

    ResponderExcluir
  7. Fico bastante triste com o fim tão precoce deste blog! A Toca esta à disposição para qualquer postagem sua.

    ResponderExcluir
  8. Kall, gostaria de entusiasma-lo a continuar com a publicação do Blog. Posso contribuir com imagens, textos e até entrevistas. Dedy Edson (Dr. Fantasma). Caso tenha facebook, me adicione:
    https://www.facebook.com/profile.php?id=100002969033770

    ResponderExcluir