domingo, 8 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher


No dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Claro que, a essa altura, todos sabemos da importância que deve ser dada às mulheres, merecedoras de um papel de destaque na sociedade moderna. Nossa homenagem vai para a primeira e única escritora a fazer o roteiro de uma história do Fantasma: Ingebjorg Berg Holm.

A escritora norueguesa Ingebjorg Berg Holm

E ela escreveu uma belíssima história para fazer parte das crônicas do Fantasma. Trata-se de Giovanna, na qual uma mulher infiltra-se no meio do clero da Igreja Católica, claro que disfarçada de homem. Baseada em fatos reais (veja mais sobre isso nesse link), na história Giovanna temos alguns elementos que comprovam a história de luta das mulheres ao longo das eras. Em tempos não tão remotos assim, o conhecimento das ciências era proibido às mulheres, mesmo que algumas delas demonstrassem claramente que eram mais inteligentes que seus colegas do sexo masculino. E para algumas delas, a alternativa encontrada para conseguir entrar em universidades ou em outros centros de sabedoria e conhecimento (como a própria igreja católica da Idade Média), era disfarçar-se de homem, e viver uma vida completamente perigosa, onde a qualquer momento sua farsa poderia ser descoberta. São esses fatos que são narrados pela escritora norueguesa que se aventurou a ser a pioneira nas histórias do nosso herói preferido, o lendário "Espírito Que Anda".

Para completar essa preciosidade que foi a história "Giovanna", temos a impressionante arte do mestre Dick Giordano. Os fãs de histórias em quadrinhos, de forma geral, vão se lembrar que esse é um dos grandes nomes da nona arte, tendo sido de grande importância na condução de histórias da DC Comics, principalmente em aventuras do Batman, do Lanterna Verde e do Arqueiro Verde, além de ter conduzido uma grande fase com os heróis da editora Charlton.

E isso apenas comprova que essa história "Giovanna", vale a pena você ler e curtir mais uma vez. Clique nesse link abaixo, para seguir uma postagem onde você encontrará o link para o download.



Quadrinhos também é cultura

Aproveitando o tema da papisa Joana, que foi a fonte de inspiração da história "Giovanna", vamos falar sobre um filme de Bernd Eichinger, lançado em 2009. Trata-se do filme que, em português foi chamado de "A Papisa Joana". Quem tiver o interesse de assistir, ele pode ser encontrado no youtube, nesse link.

A atriz alemã Johanna Wokalek,interpretando a papisa Joana.

Yentl
Seguindo a mesma temática (mulher que se disfarça de homem para obter acesso à uma universidade), temos o filme Yentl. Esse filme, lançado em 1983, temos a excelente cantora Barbra Streissand sendo a Faz-Tudo, ou seja, ela é a roteirista, diretora e atriz principal, além de cantar lindas canções durante o decorrer da trama. Na trama, Yentl é uma jovem polonesa, que decide entrar para uma universidade controlada pelas autoridades religiosas do judaísmo, e para tanto, ela tem que valer-se do artifício de viver a identidade de um homem. Também ocorre romances cheios de tensão, pois imagine um homem, que se apaixona por ela, mas vive um drama muito pesado, pois pensa que ela também é um homem. Belíssimo filme, mais do que recomendado.
Barbra Streissand interpretando Yentl

A Princesa e o Cavaleiro
Essa vai ser uma referência totalmente nostálgica para alguns. No desenho animado "A Princesa e o Cavaleiro", produzida no Japão, e que passou aqui no Brasil nas décadas de 1970 e 1980, temos a princesa Safiri, que para poder assumir o trono de seu reino, tem que fingir que ela é um homem.

Algumas cenas do desenho clássico A Princesa e o Cavaleiro...

Grande Sertão Veredas (Diadorim)
Nessa mini-série produzida pela TV Globo, que por sua vez foi baseada na obra literária homônima escrita por Guimarães Rosa. Nela o personagem principal (um jagunço vivido por Tony Ramos) se apaixona por Diadorim, que na verdade era a atriz Bruna Lombardi fingindo ser um homem. Outro clássico que utilizou-se desse tema.
A atriz Bruna Lombardi no papel de Diadorim...

Açúcar Amargo
Os livros juvenis da famosa Coleção Vagalume (editora Ática) ficaram famosos por serem adotados em muitas escolas em todo o Brasil. E no livro Açúcar Amargo, escrito por Luiz Puntel, temos uma trama que ocorre entre os trabalhadores do corte de cana-de-açúcar. E a trama cresce ainda mais em emoção, justamente quando a jovem Marta resolve se vestir como um rapaz, e vai trabalhar nas plantações de cana. Mas ela não pode falar nada, pois sua voz feminina a entregaria, e por isso ela também faz de conta que não consegue falar. Assim, surge o personagem "Mudinho", que desempenha um papel importantíssimo na história.

Açucar Amargo, de Luiz Puntel

---


Bem, essas são apenas alguma obras com essa temática, que eu me lembrei. mas certamente devem haver muitas outras, pois a cultura da humanidade sempre produz belas histórias com esse tema, o que importa é que desejamos muito sucesso à todas as mulheres do mundo, e que as coisas se tornem cada vez mais justas para elas.

Um comentário:

  1. Olá Kall,
    GRANDE POSTAGEM, excelente! E através dela pode-se conhecer um pouco mais do amigo, e assim passar a admira-lo ainda mais, pelas qualidades que você revela, quando você coloca (com muita justiça); que as mulheres que lutam por seus direitos (mesmo que muitas vezes travestidas de homem), merecem todo o nosso respeito, toda a dignidade e igualdade, e isso em TODOS OS DIAS; e não somente num dia do ano.
    PARABÉSNS, meu amigo, pela bela postagem.

    Atenciosamente

    Sabino

    ResponderExcluir